Uma das melhores maneiras de se conectar com o público é contando histórias que fazem com que eles se identifiquem. O storytelling é uma estratégia que é muito utilizada pelas marcas, para criar uma conexão emocional com o público para fazer com que essas pessoas conheçam todos os seus produtos e serviços, e consequentemente, aumente o engajamento.
Atualmente, o ambiente digital está sobrecarregado de informação e conteúdos. Por isso, uma boa história contada é o elemento que dará um diferencial na sua estratégia e fará com que a sua marca se destaque entre as outras. Incluir as técnicas de storytelling deveria ser prioridade de todas as empresas. Continue lendo para saber mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la na sua estratégia.
O que é Storytelling?
Storytelling é uma forma de comunicação que conta histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras, transmitindo informações e ensinando lições. É uma técnica usada em diversos meios, inclusive no marketing digital.
Essa estratégia, ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma mais indireta, com caráter persuasivo. É uma técnica poderosa que pode ser usada para cativar a audiência e envolver o público.
Por que usar storytelling no marketing?
Por conta do grande volume de conteúdo que é gerado diariamente na internet, tornou-se difícil para o público permanecer focado por muito tempo para obter informações.
Desse modo, os profissionais de marketing precisam mostrar logo de cara o valor das ações que querem apresentar. E isso é o que o storytelling pode fazer pela sua empresa.
Ao invés de só encorajar as pessoas a comprarem seus produtos, é fundamental contar uma história. As histórias são memoráveis e as pessoas adoram ler novas histórias e compartilhá-las com outras. Esse tipo de marketing boca a boca, é excelente para aumentar a visibilidade e conhecimento da marca.
Qual a importância do storytelling no marketing digital?
Nessa era digital, é cada vez mais importante para as marcas serem capazes de contar histórias que se conectem com o público.
Além disso, o storytelling ajuda as marcas a se destacarem da concorrência e criarem um vínculo emocional com os seus clientes. Afinal, essa ferramenta ajuda na geração de leads.
Porém, é importante ressaltar que o storytelling não é apenas contar histórias. Ele também precisa ter um objetivo claro e estar alinhado nas estratégias de marketing.
Estratégias de Storytelling para o marketing digital
O storytelling é uma ótima oportunidade de engajar seu público e fazer com que ele se sinta importante e parte da sua marca.
Para isso acontecer, existem várias maneiras de usar o storytelling para alavancar as suas campanhas, sempre lembrando que as histórias precisam ser relevantes para conquistar o público-alvo.
Dito isso, confira duas dicas para te ajudar a criar estratégias de storytelling:
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Coloque-se no lugar do seu cliente
Algo crucial para ter sucesso nas estratégias é se colocar no lugar do cliente. Tente sempre entender qual é o problema dele e traga ideias para trazer soluções para eles.
Quando você mostra interesse nas dores e necessidade do seu cliente, você consegue criar um vínculo mais forte com eles.
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Faça uso de elementos visuais
Usar elementos visuais é super importante para o storytelling e estratégias de marketing digital. Vídeos e imagens são ótimos para atrair a atenção do público e ajudar em uma melhor compreensão da história que você está contando.
Portanto, invista em produções de conteúdos audiovisuais para atrair mais pessoas para as suas histórias.
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Compartilhe histórias de usuários
É super importante fazer com que o cliente seja o protagonista das suas histórias e uma das melhores maneiras de fazer isso acontecer, é tornar o cliente a cara e o foco central das suas histórias.
O conteúdo gerado pelo público, é excelente para poder criar um conteúdo dinâmico e diversificado para as suas plataformas, e assim, deixar seus clientes brilharem.
Depoimentos e fotos e vídeos de antes e depois, são um excelente material de marketing que permite aos clientes compartilharem as experiências com a sua marca.
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Permaneça autêntico
É super importante não prometer nada que você não possa cumprir! Não use um tom que não condiz com a sua marca, pois se sua marca não é baseada no humor, não seja irreverente em sua narrativa.
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Não se esqueça de ouvir
Um aspecto essencial em qualquer narrativa é ouvir. Pessoas que têm dores e necessidades assistem, leem e ouvem. É fundamental que você crie histórias sabendo o que as pessoas realmente querem da sua marca e das suas histórias.
Os principais elementos do Storytelling
Para executar uma boa história que consiga impactar seu público-alvo, é preciso seguir esses elementos:
- Introdução: onde a história é introduzida, contextualizada e os personagens são apresentados;
- Personagens: é com eles que o público irá se identificar, eles são essenciais para uma narrativa de sucesso;
- Ambiente: é fundamental introduzir um ambiente nas suas histórias para fazer com que o público entenda melhor a história;
- Conflito: os conflitos são essenciais em uma história, pois são eles que a movem;
- Mensagem: é importante entregar uma mensagem de qualidade, que faça o leitor querer voltar;
- Conclusão: a mensagem principal é transmitida nesse momento, gerando impacto e memória da audiência.
Conclusão
Utilizar as técnicas de storytelling é fundamental para atrair o cliente de uma forma espontânea, natural e de uma forma que crie conexão com ele. Se você deseja criar uma relação de proximidade e emocional com o seu público, é essencial utilizar essa técnica na sua marca!